Ensaios de Caracterização
CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA HIDRÁULICA E AMBIENTAL
DISCIPLINA DE MECÂNICA DOS SOLOS I
Ensaios de Caracterização:
Permeabilidade - Carga Constante e Variável
Compactação
Índice de Suporte Califórnia
Fernando Wilson Moura Filho - 0260864
João Paulo Pierre Vieira - 0276258
Curso: Engenharia Civil
Turma: G
Professor: Alfran Sampaio Moura
Fortaleza, Junho/2011
1.0 INTRODUÇÃO
Dando seqüência às práticas laboratoriais de Mecânica dos Solos I e do estudo de caracterização do solo, foram desenvolvidos ensaios de caracterização do solo para determinação de fatores como a Permeabilidade, relação h X γd (Compactação) e Índice de Suporte Califórnia.
Assim sendo, este trabalho visa expor os procedimentos e métodos utilizados nas práticas laboratoriais de permeabilidade, compactação, e Índice de Suporte Califórnia.
Além disso, serão apresentados e analisados os resultados obtidos em cada uma das práticas citadas. Todas as práticas laboratoriais desenvolvidas foram realizadas entre os dias 12 de Maio e 26 de Maio no Laboratório de Mecânica dos Solos, Bloco 703 (Departamento de Engenharia de Transportes) do Campus do Pici.
2.0 MATERIAIS E MÉTODOS
Permeabilidade (Carga Constante e Variável)
NBR 13292/95 NBR 14545/00
Com alguma freqüência, a água ocupa uma parte ou até mesmo a totalidade da parte vazia do solo. Submetida a diferenças de potenciais, a água desloca-se no seu interior.
Define-se por permeabilidade a capacidade que o solo tem de permitir o escoamento da água através dos seus vazios, de um ponto de mais alta energia para um ponto de mais baixa energia. A permeabilidade pode ser medida por meio do coeficiente de permeabilidade K.
De acordo com o Bernloulli, a carga total do fluxo em qualquer seção do solo será dada conforme a figura a seguir, e podemos considerar o fluxo unidimensional e incompressível, com