ensaios blocos ceramicos
Observamos no nosso cotidiano a presença do bloco cerâmico no processo construtivo de uma obra. Por ser um material de uso grande na construção civil, o consumidor ao obter esse produto deve analisar si cada bloco possui uma qualidade acessível para que o mesmo cumpra seu desempenho.
Uma alvenaria não seria segura e nem teria uma qualidade fundamental se os blocos cerâmicos possuíssem vários e prejudiciais defeitos vindos de fabrica como, trincas, deformações, ponto de cozimento não atingido, dimensões variadas e entre outros.
Para que isso fosse analisado, foi realizado um ensaio no nosso canteiro de obra com o esse material que levou este relatório apresentar as características físicas e em seguida observar si estão de acordo com a norma NBR 7171.
OBJETIVO Verificar a presença de defeitos nos tijolos, tais como, trincas, deformações, falta de cozimento, porosidade, cor variações de dimensões e esquadros.
NORMA INDICADA NBR 7171- Bloco cerâmico para alvenaria de tijolos
MATERIAIS E MÉTODOS Os materiais que foram utilizados para nosso ensaio foram:
Trena;
Régua metálica;
Esquadro;
Bloco cerâmico ( tijolo);
Água;
Martelo. A realização do ensaio foi subdividida em etapas, nas quais são:
Amostra: utilizando 24 tijolos foi verificada a avaliação qualitativa, onde foi encontrado a presença de deformações como trincas, coloração diferente, onde uns estão mais manchados, fissuras.
Dimensões: As determinações das dimensões (comprimento, largura e altura) foram realizadas usando os 24 tijolos ou blocos em fila e medindo a dimensão com trena metálica, com precisão de 1 mm, A dimensão média, de cada dimensão é o total que deu na medida da trena dividido por 24.
Fig. 1. Verificações das dimensões
*Em cada dimensão (comprimento, largura e altura) verificamos o desvio maior, ou seja, a maior distancia entre a superfície do tijolo e a régua.
ESQUADRO: