Relatorio ensaio blocos ceramicos
Os materiais cerâmicos são utilizados pelo homem desde 4000 A.C, sendo destacados pela sua facilidade de fabricação, assim como sua boa durabilidade e também abundância da argila, que é a matéria-prima que os originam. Dentre esses materiais cerâmicos, encontra-se o bloco cerâmico, ou tijolo, como é popularmente conhecido, que em qualquer construção de alvenaria, seja ela de vedação ou estrutural, é um componente básico necessário. Assim sendo, antes da utilização do blocos cerâmicos, é de fundamental importância, a análise das suas características geométricas e físicas para determinar suas condições de uso.
2 OBJETIVOS
Os ensaios foram feitos com objetivo de determinar as características geométricas e físicas dos blocos cerâmicos de vedação e, com base na análise dos resultados, verificar a conformidade destes blocos com as especificações da norma técnica vigente da ABNT, para assim, classificar o lote como aprovado ou reprovado.
3 MATERIAIS E EQUIPAMENTOS
Durante a realização dos ensaios foram usados os materiais equipamentos seguintes:
13 blocos cerâmicos de vedação;
2 paquímetros com resolução de 0,05 mm;
2 esquadros;
1 balança com precisão de 0,01 g;
1 estufa;
1 tanque com água.
4 PROCEDIMENTO
Foi separada uma amostra com 13 blocos de vedação no laboratório de engenharia civil da UNIFAVIP. Inicialmente foram verificadas as características geométricas dos blocos, medindo-se assim, com a utilização dos 2 paquímetros a altura, largura, comprimento, espessura da parede externa e septos, conforme determina a norma. Em seguida, foram medidos os desvios em relação ao esquadro, assim como também a planeza das faces. Após verificadas as características geométricas, foram separados aleatoriamente 6 blocos, dos 13 blocos iniciais, para a verificação das características físicas. Então, os 6 blocos separados foram colocados