Ensaio
Problema:
- “ Será mais importante cumprir o dever ou procurar a
felicidade.”
Teses sobre o Problema:
- Kant: “Uma ação só é válida se cumprir o dever.”
- Stuart Mill: “Uma ação só é valida se causar a máxima felicidade ao
maior numero de pessoas.
Tese que eu defendo:
A Tese que eu defendo é a de Kant – Uma ação só é válida se cumprir o dever, mas este cumprir o dever tem que ser analisado caso a caso. Tome-mos com exemplo a seguinte situação: Durante a Segunda Guerra Mundial, uma alemã, esconde em sua casa uma amiga Judia, para evitar que seja levada para um campo de concentração e aí ser fuzilada ou posta numa câmara de gás. Um dia, um oficial Nazi bate-lhe à porta e pergunta:
- Onde está a sua amiga Judia?
Argumentos a favor:
Os argumentos a favor são os da amizade, os de alguém que coloca a sua vida em risco para ajudar uma amiga sem querer nada em troca, não age por interesse.
Objeções:
Estamos perante alguém que praticou uma ação que à partida não é uma boa ação, pois não devemos esconder ninguém da polícia. A atitude a tomar deveria ser, deixar entrar o oficial Nazi e mostrar-lhe o esconderijo da amiga.
Respostas às objeções:
Respondendo à objeção acima podemos dizer que cumpriríamos o DEVER, mas trairíamos uma amiga, empurrando-a para a morte. Passaríamos a ser coniventes com as injustas perseguições que os Nazis fizeram aos Judeus.
A resposta mais correta seria “Mentir”, dizer que não estava e nem sabia onde encontra-la. Aplicando aqui a máxima que pode ser universalizada e que diz “Mente na condição de isso salvar a vida de um inocente.”
Conclusão:
Podemos concluir que a obrigação ou o dever de dizer a verdade não pode ser absoluta, pois vimos anteriormente que há pelo menos UMA circunstância em que é permitido não dizer a