Enfermagem
Como sabemos a operacionalidade da decisão ética percorre um caminho difícil que começa nos valores, desenvolve-se nos princípios e procura chegar até a normas éticas que serão sempre propostas e nunca impostas.
2 - Em Max Scheler aparece uma distinção entre o “eu” perceptivo e o “eu” auto consciente, afirmando que não é o “eu” que tem percepção dos objectos exteriores mas um homem, que tem um “eu” e que se sabe a si próprio como a mesma pessoa na execução das suas percepções íntimas e exteriores”. Daqui deduz que o “eu”, nos dois sentidos que lhe atribui, é unicamente o depositário de valores mas não uma “pressuposição de valores nem um sujeito “valorador” a partir do qual se dariam unicamente valores ou pelo qual tais valores seriam exclusivamente captados. A reflexão de Max Scheler desenvolve-se no quadro de uma refutação quer do subjectivismo quer de uma errada concepção do a priori ético, mas eu não a acompanho porque considero que todo o edifício conceptual deste grande filósofo, tal como é construído na sua obra básica intitulada “O formalismo na ética e a ética material dos valores”, usa o valor como criação autónoma do que chama espírito, concebido como objectividade, liberdade e consciência de si próprio.
Revista: Auto poética. Sentir, Pensar e Agir
Uma descrição do meu ponto de vista:
“Quando olho um ser humano sei que ele foi embrião, feto, recém-nascido, criança, adolescente, jovem, adulto bem individuado, idoso, ancião e moribundo. Sei ainda que neste processo temporal esteve são,