Ensaio
00091 dõ/ ãtHftj
ENSAIO N° 3 - Determinação da composição granulométrica do agregado miúdo
1 Definições:
Agregado miúdo: Agregado cujos grãos passam pela peneira com abertura de malha de 4,75 mm e ficam retidos na peneira com abertura de malha de 150 um
Composição granulométrica: Denomina-se composição granulométrica de um agregado, a proporção relativa, expressa em % dos diferentes tamanhos de grãos que se encontram constituído o todo.
Série normal e série intermediária de peneiras: Conjunto de peneiras sucessivas, que atendem as aberturas especificadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Dimensão máxima característica: Grandeza associada à distribuição granulométrica do agregado, correspondente à abertura nominal, em milímetros, da malha da peneira da série normal ou intermediária na qual o agregado apresenta uma porcentagem retida acumulada igual ou imediatamente inferior a 5% em massa. Módulo de finura: Soma das porcentagens retida acumulada em massa de um agregado, nas peneiras da série normal.dividida por 100
Sorn adas% retiâ a acuro ulada
«JOO^ &c.f*~
3 /") C"
_y«^oi
Classificação das areias, de acordo com o módulo de finura:
Muito grossa
Grossas
Médias
Finas
2
MF:>3,90
3,30
>
>
>
3
Balança com resolução de 0,1 % da massa da amostra do ensaio
Estufa
Peneiras de série normal
Agitador mecânico (facultativo)
Bandejas
Fundo avulso de peneira
Escova de aço
1 Kg de areia seca
Procedimento do ensaio
Encaixar as peneiras, previamente limpas, de modo formar um único conjunto de peneiras, com abertura de malha em ordem crescente da base para o topo.
Colocar a amostra sobre a peneira superior do conjunto e com auxilio do fundo avulso, peneirar manualmente por um lempo não inferior a 2 minutos toda a amostra em uma peneira para depois passar para seguinte.
O peneiramento em cada peneira estará encerrado quando, durante 1 minuto de peneiramento o