Ensaio
Por adentrarmos em um novo esporte, passamos a prestar atenção nas competições que existem nesse universo chamado BICICLETA. Existem muitas modalidades de competições de bicicleta, cada uma com suas singularidades e regras, e isso pode acabar por confundir e muito a cabeça de um telespectador novato no assunto. Pensando nessa confusão, trazemos para vocês um resumo rápido de algumas das modalidades mais importantes de competições de bike.
Ciclismo de estrada
Estrada: No ciclismo de estrada os atletas correm com as famosas bikes de speed, extremamente leves, em pelotões, onde aproveitam-se da aerodinâmica dos primeiros colocados nos pelotões. Provas de ciclismo de estrada tendem a percorrer longos percursos (etapas), como nas maiores provas do mundo (Tour de France e Vuelta a España), onde próximo ao fim da prova alguns atletas chamados “Sprinters” se desvinculam do grupo e partem para um ataque buscando a vitória na competição.
Contrarrelógio: Em provas de contrarrelógio, a largada é feita um atleta de cada vez, com espaço de tempo e não sendo permitido um atleta aproveitar-se do vácuo do outro. Ganha quem fizer o percurso em melhor tempo. No caso do contrarrelógio a maior diferença nas bikes fica por conta dos aros, que por conta da aerodinâmica são os raios da frente são soldados, enquanto que a roda traseira é fechada.
Mountain Bike
Cross Country Olímpico: Conhecido também como XCO, é uma prova em circuito fechado, com descidas e subidas extremamente técnicas e várias voltas onde a distância média final fica entre 30 ou 40 km. Todos os competidores largam juntos e o vencedor é quem cruzar a linha de chegada