Crianças e novas tecnologias
Este estudo procura verificar o processo tecnológico na vida de crianças com idade entre 05 e 09 anos, e assim compreender a inserção das crianças cada dia mais cedo ás mídias de hoje como a televisão e internet.
Através dos pais, queremos identificar quais técnicas seriam mais adequadas quando se trata de acompanhar seus filhos nos primeiros contatos com essas mídias, buscando conhecer o que estes pais acham adequado, se há um acompanhamento direto nesses acessos e se existe esta preocupação em respeitar as fases do desenvolvimento da criança. Pretende-se abordar também como é feito o uso da tecnologia na educação, os pontos positivos e negativos.
1. PROBLEMATIZAÇÃO
Através de anos vimos como o mundo tem se modernizado, quem um dia iria imaginar que poderíamos ver noticias em tempo real, pagar contas sem sair de casa ou até mesmo ao conversar com uma pessoa pelo telefone conseguir vê-la através do computador mesmo ela estando a quilômetros de distância. Tudo isso e muito mais faz parte da modernização que vivemos, podemos assim dizer que somos privilegiados com esses desenvolvimentos que estamos adquirindo, através das facilidades tecnológicas. Já as novas gerações que nascem com esse privilégio, se encantam e são instigadas cada vez mais a terem acesso a novas mídias, os pais com seus paradigmas, e/ou talvez por falta de conhecimento sobre o assunto acabam tendo dificuldade de lidar com estas crianças.
No modelo social em que vivemos a família tem a responsabilidade pelos cuidados com suas crianças e por seu desenvolvimento. A busca pela excelência do profissional que o mercado exige na atualidade parece levar os pais a não limitar seus filhos quando se trata do uso da tecnologia, assim deixam de acompanhar a educação dos mesmos e muitas vezes deixam essa tarefa a cargo somente da escola
A pesquisa tem como objetivo identificar o processo tecnológico na vida de crianças com idade entre 05 e 09