Ensaio temático: rosso come il cielo (vermelho como o céu)
832 palavras
4 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI - UESPIFACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS – FACIME
PROFESSORA: DANYELLY PIAUILINO 2º PERÍODO
DISCIPLINA: PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS II
ALUNA: ÍTALA RIVANE SANTOS CARDOSO
ENSAIO TEMÁTICO
O presente trabalho trata-se de um ensaio temático do filme italiano Rosso come il cielo (Vermelho como o céu),dirigido por Cristiano Bortone, com duração de 96 minutos sob a perspectiva dos aspectos motivacionais de Mirco Mencacci (Luca Capriotti), personagem principal, e de seu professor, Don Giulio (Paolo Sassanelli), bem como os aspectos motivacionais comuns entre eles. O drama ainda conta com a presença de Francesca Maturanza, Simone Gulli, Marco Cocci e Andea Gussoni que interpretam, respectivamente, Francesca, Felice, Ettore e Valério. O filme, que é baseado em fatos reais, se passa na Itália no ano de 1970 na cidade de Pontedera (região da Toscana) onde vive o personagem principal da trama. Ele possui 10 anos, mora com seus pais e é apaixonado por cinema, isso porque seu pai sempre que podia, o levava para assistir algum filme. Todo esse encanto por cinema o impulsionará a ser no futuro, um renomado compositor e editor de som do cinema italiano.
Porém bem antes de obter o êxito profissional, Mirco passa por situações adversas que serão vencidas por ele e que contribuirão para seu sucesso futuro. O início da trama é marcado pela vida tranquila que o garoto leva, contudo a mudança repentina de sua rotina é alterada quando ele, guiado por motivos internos (aqueles de interesses pessoais) e pelo comportamento motivado – que segundo Braghiolli (2010, p.100) “é dirigido por um objetivo ou meta” – começa a brincar com o rifle que ficava guardado na parte superior de uma estante.
De repente, o garoto se assusta ao ouvir a voz de seu pai e cai da cadeira que utilizou para pegar a arma, provocando assim, um disparo no momento em que a mesma cai no chão. O menino é atingindo nos olhos e já no hospital, diagnostica-se que ele ficou