As mulheres na frança
1. INTRODUÇÃO:
O presente trabalho tem por objetivo tratar sobre a posição social da mulheres a conquista de seus direitos na Revolução Francesa, que foi um fato histórico de extrema importância para a civilização ocidental, mas precisamente nos séculos XVIII e XIX, sendo o fato que realmente marcou o início da Idade Contemporânea, apesar das guerras e conflitos.
2. DESENVOLVIMENTO:
A situação em que se encontrava a França no século XVIII e o crescimento do movimento iluminista, vão alterar de certa maneira o quadro político e social naquele país. . A França era, na época do Antigo Regime, um país absolutista, o que explica a extrema injustiça social que se fazia sentir. Formado pelos trabalhadores urbanos, camponeses e a pequena burguesia comercial, que cabia o pagamento de impostos, tendo estes, como principal objetivo, a sustentação dos luxos da nobreza.
O movimento revolucionário se estabeleceu para tentar colocar fim a problema que de certa maneira atingia uma grande parte da população francesa da época. Foi criada nesse período uma constituição laica, uma das mais preciosas declarações já feitas : a declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Ao falarmos em Revolução Francesa é notável o ideal de: “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, que era no momento o tema dos revolucionários que tentariam até arrancar monarquia dos braços do rei LuísXVI.
E como era tratada a mulher nesse ideal de igualdade perante toda aquela situação da época? Para que possamos entender de uma melhor forma, como aconteceu, vamos tentar retroceder um pouco, até chegarmos às primeiras reuniões dos filósofos iluministas no século XVI, a mulher era vista como um ser inútil sem importância alguma para a sociedade da época.
-------------------------------------------------
*Aluno do curso de Licenciatura em