Etnocentristmo

1615 palavras 7 páginas
Religião mulçumana e o uso do véu
“O véu pra mulher muçulmana é, antes de mais nada, um ato de obediência a Deus. Toda mulher quando usa está obedecendo um mandamento religioso. O Alcorão, livro sagrado dos muçulmanos, tem dois versículos bem claros sobre isso”, afirma Magda Aref Abdul Latif, 32.
“A mulher não coloca o véu porque o marido ou o pai querem, mas porque Deus quer.”
É considerado que a mulher que cobre os cabelos traz bênçãos e sucesso para si mesma, seu marido, filhos e ate netos, e a sua recusa em cobri-lo acarretará o oposto, desgraça e tristeza para estas pessoas. “ Ó PROFETA, DIZE A TUAS ESPOSAS, A TUAS FILHAS E ÁS MULHERES DOS CRENTES QUE (QUANDO SAIREM) SE CUBRAM COM SUAS “JALABIB”...” (Alcorão surata 33:59)

4

França lança campanha contra véu islâmico
O governo francês lança nesta sexta-feira, 4 de março, uma campanha publicitária nacional sobre a lei que proíbe o uso da burca e do véu islâmico integral nas ruas. Cem mil cartazes e 400 mil folhetos serão distribuídos em todo o país, explicando que cobrir o rosto passa a ser proibido nas calçadas, nos transportes públicos, em lojas, restaurantes, escolas, agências de correio, tribunais, hospitais e órgãos públicos a partir de 11 de abril.
"A república se vive com o rosto descoberto", diz o slogan estampado nos cartazes, lembrando que a lei que proíbe o uso da burca foi promulgada em outubro passado, e entrará em vigor no dia 11 de abril. A partir dessa data, as mulheres que não respeitarem a proibição estão sujeitas a uma multa de 150 euros, cerca de 345 reais, e deverão fazer um curso de cidadania para compreender o princípio da laicidade previsto na Constituição francesa. Os homens que obrigarem as mulheres a usar a burca estão sujeitos a um ano de prisão e 30 mil euros de multa, cerca de 70 mil reais. A pena será duplicada se a vítima for menor de idade.
A lei proibindo a burca foi aprovada ao final de uma polêmica discussão sobre a identidade nacional

Relacionados