Ensaio Telha
Este é o ensaio tem por objetivo avaliar a absorção de água em telhas cerâmicas. Foi aplicado no dia 18 de setembro de 2014 no laboratório de Materiais do CEULP/Ulbra.
Foi-nos apresentado tipos diferentes de C.P. (Corpos de Prova) para análise de sua absorção, após 24 (vinte e quatro) horas submersos em um tanque d’água. Destes temos amostras da cerâmica Santa Maria, Millenium e uma sem carimbo.
Tais amostras apresentavam antes de sua submersão uma determinada massa corpórea que foi mensurada em uma balança de precisão de décimos de grama e após terem passado 1 (uma) hora em uma estufa para secagem total do material analisado.
Este ensaio apresentará cálculos simples utilizando o valor inicial da massa de cada telha seca sendo subtraído pelo valor da mesma telha após as 24hs de imersão em água. Sendo possível determinar qual o melhor em estanqueidade e a carga máxima suportada.
2. EQUIPAMENTOS UTILIZADOS
Os equipamentos utilizados neste ensaio de Determinação de Absorção de Água de Telhas Cerâmicas foram os seguintes: Balança de precisão, Tanque d’água para submersão, e pano seco.
.
3. PROCEDIMENTOS UTILIZADOS
3.1. Procedimentos segundo a NBR 15310/2009.
a) as telhas devem ser mergulhadas em água à temperatura ambiente durante, no mínimo 24 horas; ou no mínimo duas horas em água fervente; b) em seguida as telhas devem secar a uma temperatura de 105 oC ± 5 oC ;
c) a massa de cada corpo-de-prova deve ser determinada em intervalos de uma hora, até que duas pesagens consecutivas de cada corpo-de-prova difiram no máximo em 0,25%, os corpos-de-prova devem ser pesados imediatamente após a remoção da estufa;
d) após a estabilização das pesagens de acordo com o critério acima declarado, os corpos-de-prova devem ser resfriados naturalmente até atingirem a temperatura ambiente; e) as molduras devem ser aplicadas às superfícies superiores dos corpos-de-prova e seladas de acordo com as indicações da figura B.1. A seguir devem ser preenchidas com água