Projeto telhas
A apresentação dos resultados obtidos nos ensaios realizados em amostras de Telha Cerâmica tipo Romana é parte integrante dos trabalhos do Programa de Análise de Produtos desenvolvido pelo INMETRO e que tem por objetivos: prover mecanismos para que o INMETRO mantenha o consumidor brasileiro informado sobre a adequação dos produtos aos Regulamentos e às Normas Técnicas, contribuindo para que ele faça escolhas melhor fundamentadas, tornando-o mais consciente de seus direitos e responsabilidades; fornecer subsídios para a indústria nacional melhorar continuamente a qualidade de seus produtos; diferenciar os produtos disponíveis no mercado nacional em relação à sua qualidade, tornando a concorrência mais equalizada; tornar o consumidor parte efetiva deste processo de melhoria da qualidade da indústria nacional.
Deve ser destacado que estes ensaios não se destinam a aprovar marcas ou modelos de produtos. O fato das amostras analisadas estarem ou não de acordo com as especificações contidas em uma norma/regulamento técnico, indica uma tendência do setor em termos de qualidade, em um determinado tempo. A partir dos resultados obtidos, são definidas, em articulação com as partes interessadas, as ações necessárias de apoio aos setores produtivos na busca da melhoria da qualidade dos produtos, tornando o produto nacional mais competitivo e contribuindo para que o consumidor tenha, a sua disposição no mercado, produtos adequados às suas necessidades.
Justificativa
A análise de conformidade realizada nas amostras de Telha Cerâmica tipo Romana vai ao encontro do Procedimento Geral do Programa de Análise de Produtos do INMETRO quanto à seleção dos produtos, priorizando aqueles de consumo intensivo e extensivo pela sociedade e que estejam relacionados a questões que envolvam a segurança e a saúde dos consumidores e o meio ambiente.
No Brasil, o uso de telhas cerâmicas ocorre desde o início da colonização. Inicialmente, as telhas eram conformadas manualmente