Ensaio de viscosidade
Como se mede a Viscosidade?
Turma: Mecânica seqüencial 4º periodo / Noite
Aluno: Robson Rego Cavalcanti Junior
Prof. : Héber Cláudius
Introdução
A viscosidade é a resistência de um fluido ao escoamento, e não tem relação direta com a densidade do fluido, que é a relação entre massa/volume. Logo, um fluido pode ser ao mesmo tempo mais denso e menos viscoso que outro.
EX. Água e Óleo de Soja (Óleo de cozinha)
O equipamento utilizado para mede a viscosidade de um fluido é o viscosímetro que também pode ser chamado de viscômetro. Existem vários tipos de viscosímetros, e estes podem ser classificados de acordo com dois critérios. O primeiro é o da utilização, que divide os viscosímetros em instrumentos de laboratório e instrumentos para uso on-line; o segundo é o princípio de funcionamento, que divide em viscosímetros por escoamento, cisalhamento e outros. Dentre os diversos de viscosímetros se destacam pela sua importância e aplicação industrial, o viscosímetro capilar, o viscosímetro de esfera em queda, o viscosímetro de orifício e o viscosímetro rotativo.
Unidades de medida da viscosidade
No SI, a unidade da viscosidade cinemática ν é m²/s[2]. No sistema CGS é utilizada a unidade Stokes (St), sendo um Stokes igual a 10−4 m²/s [3] e dada a magnitude do seu valor é preferível utilizar a forma centistokes.
A viscosidade absoluta tem como unidade Pa.s (N.s/m²) em unidades do SI[2]. Essa unidade é normalmente expressa em mPa.s dado a sua magnitude. Outra forma conveniente, a partir do sistema CGS é o Poise, sendo um Poise igual a 0,1 Pa.s[3] ou seja, um centipoise (cP) é igual a 1 mPa.s
Desenvolvimento
Os tipos de viscosímetros e suas características:
* Viscosímetro Capilar
A viscosidade é medida pela velocidade de escoamento do liquido através de um tubo capilar de vidro, onde é medido o tempo de escoamento do liquido entre duas marcas feitas no viscosímetro, o tempo de passagem é diretamente proporcional a