ENSAIO DE PEGA DO CIMENTO
Bacharelado em Engenharia Civil
Disciplina de Materiais de Construção Civil III
Professor Danilo Teixeira
DETERMINAÇÃO DO TEMPO DE PEGA DO CIMENTO Flávio Vinícius Borges Araújo [11201971]
Teresina – PI
11 de Setembro de 2014
INTRODUÇÃO
Nos manuais de concreto é muito comum a referência aos tempos de pega e em todo ensaio de cimento chega a ser quase obrigatória a determinação destes tempos. A norma brasileira NBR NM 65:2003 - Cimento Portland – Determinação do tempo de pega, utiliza a pasta de consistência normal (NM 43:2002) e o aparelho de Vicat. Também define no item 3.1 o conceito de tempo de inicio de pega: “É, em condições de ensaio normalizadas, o intervalo de tempo transcorrido desde a adição de água ao cimento até o momento em que a agulha de Vicat correspondente penetra na pasta até uma distância de (4 ± 1) mm da placa base”. Já para o fim de pega, o item 3.2 define que este tempo ocorre quando a agulha estabiliza a 0,5 mm na pasta.
Na prática, os tempos de pega referem-se às etapas do processo de endurecimento, solidificação ou enrijecimento do cimento e, em consequência, do concreto. Também são utilizados os termos perda de plasticidade, perda de trabalhabilidade ou ainda cristalização para o entendimento destes tempos. Não conseguimos ainda encontrar um significado para a palavra “pega”. Apenas a associação do sentido de ‘pegar’ com endurecer ou solidificar.
OBJETIVO
Embasado no conteúdo e aprendizado obtido em sala e durante a aula prática da disciplina de Materiais de Construção Civil III, este relatório tem como objetivo apresentar a realização de ensaios de teste de pega do Cimento, definindo com certa precisão o momento e que o cimento começa com o seu endurecimento e o momento em que já este duro. Este conhecimentos são de vital importância na hora da