Ensaio de Limites
O objetivo do ensaio de consistência foi encontrar o limite de liquidez e de plasticidade do solo.
2 METODOLOGIA
Para a execução do ensaio de determinação de limite de plasticidade foi necessária a preparação da amostra de solo a ser analisada. Após a preparação e com a amostra devidamente “seca”, a amostra de solo foi posta em uma cápsula de porcelana, onde foi adicionada água, amassando e revolvendo continuamente com ajuda de uma espátula, de modo a obter uma amostra homogênea e de consistência plástica, este processo leva em torno de 15 a 30 minutos (dependendo do tipo de solo).
Sendo retirada aproximadamente 10g de amostra, esta foi modelada em uma forma esférica para que assim com maior facilidade fosse transformada em um cilindro. A forma do cilindro formado deve ser 100 mm de largura e 3 mm de diâmetro, caso esta forma não seja obtida, é necessário refazer a homogeneização e assim fazer outra tentativa.
Feito isso, a amostra deve ser removida para um recipiente para a determinação do teor de umidade.
Já para a determinação do limite de liquidez, é feita a preparação da amostra de solo assim como o ensaio de determinação de limite de plasticidade até a parte de homogeneização, logo após a homogeneização a amostra de solo preparada é levada para a concha. Na concha a amostra de solo deve ser moldada na parte central e com espessura de aproximadamente 10 mm, é esperado que a amostra seja espalhada de forma uniforme para que não haja bolhas de ar.
Posta na concha, a amostra foi dividida ao meio com a ajuda de um cinzel de modo a abrir uma ranhura no centro, feito isso a concha foi levada ao cinzel e estruturada com cuidado. Com uma velocidade de duas batidas por segundo, foi feito a contagem de batidas até que haja ranhuras menores que 13 mm.
Feito isso, foi transferido uma pequena quantidade do material junto as bordas para a determinação da umidade.
3 RESULTADOS
Alguns dos resultados obtidos na tabela (em anexo) foram encontrados a