ENSAIO DE GRANULOMETRIA
2.1. Granulometria
Os solos contem partículas de diferentes tamanhos, em proporções variadas. O conhecimento do tamanho dos grãos e da sua distribuição é dada pela analise granulométrica.. Essa é a metodologia utilizada para o solo que fica retido na peneira de número 200. Para o solo passante, a metodologia de fracionamento é através de sedimentação. Colocando a analise em um gráfico é traçada uma curva, de um diagrama semi-logarítmico, onde no eixo das abscissas é marcado as dimensões das partículas e no eixo das ordenadas a porcentagem, em peso, de material que tem dimensão menor que a dimensão considerada.
No peneiramento grosso a porcentagem que passa em cada peneira é (Qg) é calculada em relação a massa passante em cada peneira Mp sobre a massa total seca Ms.
Qq = (Mp/Ms) x 100
No peneiramento fino a porcentagem total passante em cada peneira Qf é dada pela relação entre a massa seca submetida ao peneiramento fino Mf diminuída da massa do material seco retido e acumulado em cada peneira Mi, dividindo-se essa diferença pela massa seca submetida ao peneiramento fino e multiplicando-se pela porcentagem do material que passa na peneira 10(2mm)(N).
Qf = [(Mf – Mi)/Mf]x N
Com relação à granulometria, os solos podem ser:
(i) com granulometria contínua (bem graduado), apresentando de forma geral boa resistência, baixa permeabilidade e baixa deformabilidade.
(ii) com granulométrica descontínua, quando ocorre deficiência de partículas de um determinado tamanho.
(iii) com granulométrica uniforme, quando todas as partículas apresentam o mesmo tamanho. Esse apresenta alta permeabilidade e relativa deformabilidade esses resultados também podem ser obtidos pelo coeficiente de não uniformidade (CNU), e coeficiente de curvatura(CC). O coeficiente de não uniformidade é a relacao entre o diametro que corresponde a 60% do que passou e o diametro efetivo, o qual corresponde a 10% do que passou.
CNU = D60 / D10
Para areias bem