Ensaio De Flex O
Os ensaios dos materiais podem ser classificados quanto à integridade geométrica e dimensional da peça ou componente ou quanto à velocidade de aplicação da carga.
a) Quanto à integridade geométrica e dimensional da peça ou componente os ensaios podem ser de dois tipos: destrutivos (flexão,tração, dureza, fadiga) e não destrutivos (raios X, ultra-som etc.).
b) Quanto à velocidade de aplicação da carga, os ensaios podem ser:
Estáticos: quando a carga é aplicada de maneira suficientemente lenta, induzindo a uma sucessão de estados de equilíbrio, caracterizando um processo quase estático. (tração, compressão, flexão, torção e dureza).
Dinâmicos: quando a carga é aplicada rapidamente ou ciclicamente. Nesse têm-se os ensaios de fadiga e de impacto
Dois corpos, um apoiado em suas duas extremidades e o outro preso de um lado apenas, estão sofrendo a ação de uma força F, que age na direção perpendicular aos eixos dos corpos.
A força F leva uma região dos corpos a se contrair, devido à compressão, enquanto que outra região se alonga, devido à tração. Entre a região que se contrai e a que se alonga fica uma linha que mantém sua dimensão inalterada - a chamada linha neutra. Em materiais homogêneos, costuma-se considerar que a linha neutra fica a igual distância das superfícies externas, inferior e superior do corpo ensaiado.
Quando esta força provoca somente uma deformação elástica no material, dizemos que se trata de um esforço de flexão. Quando produz uma deformação plástica, temos um esforço de dobramento. Logo flexão e dobramento são etapas diferentes da aplicação de um mesmo esforço, sendo a flexão associada à fase elástica e o dobramento