Ensaio de Chama
Pequena noção sobre chamas, substâncias e seus devidos sais, como devemos nos portar diante dos perigos apresentados pela chama, os matérias e as substâncias a serem utilizadas, equipamentos de segurança, como proceder, fazendo uma breve apresentação da formação de diferentes cores a depender de sua substância, detectando a presença de íons metálicos baseado na emissão característica de cada elemento.
DESENVOLVIMENTO
Através da prática de Ensaio de Chama, utilizamos para descoberta de sais, que ocorre devido a excitação de seus elétrons, sempre na última camada de valência, que, quando aquecidos na chama, em um certa temperatura tendem a pular para uma camada mais externa, um nível de energia mais elevado, e quando um desses elétrons excitados voltam ao seu estado fundamental, observamos a emissão de uma luz, libera-se energia em forma de onda.
Cada elemento possui sua respectiva liberação de onda, nem todos podem ser observados através do olho humano, com isso é possível identificar a presença de certos elementos devido a cor que emitem.
Os equipamentos necessários para este tipo de pratica são encontrados facialmente, contando também com uma atitude atenciosa de seu manuseador. Para esta pratica fazemos o uso do Bico de Busen que é consideravelmente suficiente para detectar a energia das substância, porém, algumas concentrações são baixas, nem todos as substâncias podem ser observadas.
OBJETIVOS GERAL
Mostrar como se sucede a pratica de chama, seus elementos, para descoberta de seus respectivos sais. CONCLUSÃO
Conclui-se que se trata de uma experiência simples, em que através dela se fornece informações qualitativas, que podem ser relacionadas a sua espectroscopia de emissão (liberação de energia em forma de luz), os equipamentos utilizados e uma pequena noção de como manusear e como se portar.
REFERENCIAS
Acesso 17/10/2014
Acesso 19/10/2014