Ensaio Crítico - O Despertar de Kino
O Despertar de Kino
Neste ensaio vou falar sobre o filme Inglourious Basterds, mais apropriadamente uma cena do Capitulo 4, de Quentin Tarantino. Quentin ganhou a atenção de Hollywood em 1992 com Reservoir Dogs. A sua combinação de diálogos inteligentes e brutal violência atingiu um novo pico em 1994 com Pulp Fiction, que ganhou um Oscar de Best Writing. Um sucesso para os padrões de Hollywood, Tarantino é considerado um génio por alguns, aumentando assim a sua glorificação como cineasta. Mais tarde, em 2009, lançou o drama da Segunda Guerra Mundial, Inglourious Basterds:
O filme baseia-se em França, que está ocupada pelos nazis. O tenente Aldo Raine é o encarregado de reunir um pelotão de soldados de origem judaica, com o objetivo de realizar uma missão suicida contra os alemães. O objetivo é matar o maior número possível de nazis, da forma mais cruel possível. Paralelamente Shosanna Dreyfuss assiste à execução da sua família pelas mãos do coronel Hans Landa, o que faz com que fuja para Paris. Lá, ela muda a sua identidade e age como operadora e dona de um cinema local, enquanto planeia a sua vingança.
A cena em causa passa-se em Paris. Archie Hicox, enviado pelo alto comando britânico, tem encontro marcado com Aldo e os seus homens para ir até o local onde eles depois se encontrarão com Bridget von Hammersmark, uma actriz que trabalha como espiã. Aldo envia dois soldados de língua alemã para ajudar Archie, e estes entram numa taberna por baixo das ruas de Paris. O bar é ocupado por um grupo de soldados nazis que comemoram o nascimento do filho de um desses soldados.
Reunidos para falar sobre o plano, que irá destruir grande parte do alto comando nazi, eles são interrompidos pelo soldado que tinha sido pai recentemente. Archie diz-lhe para se ausentar e ir comemorar com os seus companheiros. Esta situação chama à atenção de um oficial da SS, que pensa que seu sotaque é "estranho". Este senta-se na mesa e mete conversa com Bridget, à