Enron
Enron: os mais espertos da sala é um documentário baseado em um best-seller escrito por Bethany McLean e Peter Elkind. O filme apresenta um estudo sobre um dos maiores escândalos no mundo corporativo norte-americano. Os administradores da sétima maior companhia dos EUA fugiram com bilhões de dólares e deixaram para trás investidores e empregados sem dinheiro. O documentário mostra fotos, comentários, documentos e gravações reveladoras sobre o escândalo, mostrando a diferença existente na hierarquia da empresa. Assim, o caso Enron representa um dos maiores fracassos empresarial da atualidade.
Genres: Business, Culture & Society Rating:A crise de 1929, gerada pela superprodução e pela especulação no mercado financeiro dos Estados Unidos levou muitos investidores e empresários que perderam tudo a se suicidarem de forma dramática. Alguns se jogaram de altos prédios e, com esse “haraquiri” geraram grande comoção no país.
O mesmo sentimento não foi sentido entre os norte-americanos quando alguns executivos da Enron sacrificaram suas vidas, já que estavam condenados a purgar nas cadeias pelos golpes que haviam lesado milhões de pessoas em todo o país. Crimes contra o sistema financeiro que ocasionaram rombos grandiosos nas finanças de bancos, financeiras, empresas privadas, do próprio governo e também do pequeno investidor que havia acreditado nos miraculosos lucros divulgados pela Enron.
Além deles, praticamente todo o estado da Califórnia, que havia penado por alguns meses com apagões e blecautes que geraram sucessivas e altíssimas elevações dos preços pagos pelos serviços elétricos prestados pela Enron naquele estado. Ainda mais quando veio a tona que as panes elétricas ocorriam a mando dos chefões da empresa que, com isso, queriam levar os habitantes locais a desesperar-se a ponto de admitir o pagamento de taxas mais elevadas por aqueles serviços para a Enron, companhia encarregada dessas atribuições naquelas bandas...
O nível de