Enriquecimento liguistico
As formas atuais de comunicação se destacam por sua velocidade e agilidade no envio e recebimento das informações. Essa rapidez requer desvios da norma padrão da língua pois exige uma compactação das palavras para chegar ao destinatário o mais rápido possível. Porém, isso não causa um empobrecimento linguístico já que o objetivo principal da mensagem é alcançado: o entendimento do conteúdo do texto pelo seu receptor.
As tecnologias de comunicação se tornaram indispensáveis para a vida do homem moderno do século XXI. Dentre todas, a internet e o celular são as mais utilizadas, mas também as mais criticadas por aqueles que defendem o uso da linguagem culta. No entanto, é preciso entender que o SMS e as redes sociais são representações virtuais da linguagem oral informal e por isso, não necessitam de tamanha formalidade.
Além disso, a linguagem das formas atuais de comunicação beneficiam não somente as pessoas mas enriquece a própria linguagem escrita. Essa forma de escrever propicia o surgimento de novos vocábulos através de neologismos. Exemplo disso, é a inclusão, em alguns dicionários, de palavras como deletar e até mesmo twittar no léxico português.
Entretanto, não se pode confundir a linguagem abreviada e coloquial da internet com a norma padrão da língua portuguesa. O uso do internetês se restringe a sites e mensagens de celular pois a escrita formal em textos acadêmicos, por exemplo, torna-se incoerente à expectativa de seu leitor.
Dessa maneira, é notável que não houve um empobrecimento e sim, uma mudança positiva nas formas atuais de comunicação entre as pessoas. A necessidade humana de comunicar-se a todo tempo com seus semelhantes resultou em uma mistura da linguagem formal com a informal. O resultado enriqueceu linguisticamente ambas e tornou a vida moderna mais veloz e prática.
O cenário da globalização na sociedade do conhecimento torna muito mais evidente e necessário, a busca da