Geotecnia
Os solos são essenciais para a sociedade. Eles são nossa base e por isso a importância de conhecê-los bem. Além de quê, para nós futuros engenheiros civis, é por onde vamos começar tudo. Dentre os diversos tipos de solos, vamos fazer um breve enfoque das características físicas e químicas do latossolo vermelho que está presente em boa parte do nosso país, inclusive no Estado do Rio de Janeiro.
DESENVOLVIMENTO
Os latossolos vermelhos apresentam cores vermelhas, por conter teores altos de ferro e à natureza dos óxidos de ferro presentes no material originário em ambientes bem drenados, e suas características de cor, textura e estrutura são bem uniformes e em profundidade.
Foto: Humberto Gonçalves dos Santos
Fonte: Acervo da Embrapa Solos
Eles são encontrados nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do país, sendo responsáveis por grande parte da produção de grãos do país. Podem ocorrer em áreas de relevo ondulado, mas é predominante em áreas de relevo plano e suavemente ondulado.
www.hidro.ufrj.br
Os solos latossolos vermelhos apresentam condições próprias para um bom desenvolvimento de raízes profundas, por serem profundos e porosos, principalmente se forem eutróficos (fertilidade alta). Mas se forem álicos, existe uma barreira química, o alumínio, que impedem o desenvolvimento de raízes profundas. Já se forem ácricos, também existe essa barreira química, mas diz respeito aos baixos valores da soma das bases, especialmente cálcio e não a saturação de alumínio. Esses solos, em condições naturais, apresentam baixos níveis de fósforos.
Algumas limitações deste solo, diz respeito à baixa quantidade de água disponível às plantas e a susceptibilidade à compactação. Esta susceptibilidade, comumente verificada nos Latossolos Vermelhos de textura argilosa ou muito argilosa, pode ocorrer também nos Latossolos Vermelhos de textura média, espcecialmente se o teor de areia fina for elevado.
CLASSIFICAÇÃO DE ACORDO