Enredo-Memórias Póstumas de Brás Cubas
Brás Cubas vai contando a sua vida e contando os vários episódios que viveu.Começa no seu enterro sendo (enredo não linear) ,poucos vão ao seu enterro por não possuir muitos amigos. Brás Cubas quando criança era chamado de “menino diabo” , pois fazia muitas travessuras , como fazer um dos escravos(Prudêncio) da casa , como cavalinho , ou zombar dos amigos de seu pai quando faziam discursos e sumia com os chapéus que deixavam na cabideira e muitas outras.
Ele se interessou por uma cortesã (Marcela) a qual era muito cobiçada , para conseguir conquista-la comprava jóias e colares de pedras preciosas e Marcela como era interesseira dava indiretas para ele comprar mais jóias para ela.
Quando seu pai viu que ele estava gastando mais do que ele podia gastar , mandou o para Portugal , para a universidade de Coimbra para virar um advogado. Após terminar sua faculdade viajou por toda a Europa até que recebe uma carta dizendo que sua mãe está muito doente e que seu desejo era revê-lo uma ultima vez.
Brás Cubas retorna para o Rio de Janeiro e presencia morte da mãe dizendo-o para viver ,como seu ultimo conselho.
Na sua volta se interessa por Eugênia ,filha de Eusébia e Vilaça, os quais se beijam ( “a mulher era bela porém coxa,coxa porém bela”).
O pai de Brás Cubas diz ao filho que deve virar um deputado do Rio de Janeiro e se casar em breve.
Brás Cubas é apresentado a uma moça ,filha do Conselheiro Dutra, chamada Virgília. Se encanta pela moça.
Numa festa seu concorrente na política ,Lobo Neves, além de ganhar dele promete a Virgilia torna-la Marquesa e ela acaba se casando com Lobo Neves.
Até que um dia aparece em sua frente um de seus antigos colegas de escola, Quincas Borba,tornou-se um mendigo e ao reencontra-lo pede esmola e rouba um relógio de Brás Cubas.
Lobo Neves era um pouco ingênuo e por causa disso Virgília o traia , e seu amante era o próprio Brás Cubas. Virgília chegou a conseguir um local para eles se encontrarem enquanto Lobo Neves não