Engenheiros Notáveis - Louis Vicat e Attilio Correa Lima

1334 palavras 6 páginas
SEMINÁRIO ENGENHEIRO DESTAQUE

Attilio Corrêa Lima (1901 – 1943)

Nascido na cidade de Roma, na Itália, em 08 de abril de 1901. Matricula-se na Escola Nacional de Belas Artes (ENBA), no Rio de Janeiro em 1919, como aluno livre. No ano seguinte ingressa no curso de Arquitetura diplomando-se Engenheiro-Arquiteto em 1925. Após a conclusão do curso, recebe o reconhecimento do Salão Nacional de Belas Artes e em 1927 embarca para Paris, França, onde ingressa no Instituto de Urbanismo na Universidade de Paris (IUUP), 1927 – 1930. Diplomado Doutor, volta ao Brasil em 1931, e assume a direção da cadeira de Urbanismo da Escola Nacional de Belas Artes.
Attilio Corrêa Lima foi um nome importante na história da Engenheria-Arquitetura brasileira fazendo parte da segunda geração de Urbanistas. É um dos nomes que se destacaram no cenário artístico nacional e internacional no final da década de 1930 e início dos anos 40. Suas obras carregam muito de sua formação na ENBA e IUUP, demonstrando o princípio do urbanismo europeu. Seus projetos são indicados pelos quarteirões retangulares e uniformes, ruas e avenidas com traçado geométrico, sendo a parte central marcada por monumentos e praças além de edifícios. Suas obras na Engenharia-Arquitetura demonstram a sua leitura apurada dos fatores naturais, urbanos, sociais e culturais antes de definir seu projeto.
Renomado urbanista da modernidade é convidado a elaborar o plano da nova capital do Estado de Goiás, em 1933, o plano piloto da nova capital é elaborado e concluído no ano seguinte (Figura 01). No início de 1935 o urbanista se afasta do projeto por divergência com a empreiteira contratada para executá-la, com isso o plano é modificado pelo Engenheiro Armando Augusto de Godoy.
No ano seguinte já é indicado pela Comissão do Plano da Cidade de Recife, junto a dois outros engenheiros-arquitetos para o projeto de remodelação do Recife. Sendo o projeto apresentado rejeitado pelas

Relacionados