ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO
TEIXEIRA DE FREITAS-BA
SETEMBRO/2010
“OS DESAFIOS DA LOGÍSTICA DO PETÓLEO E GÁS COM O ADVENDO DO PRÉ-SAL”
Trabalho realizado na Disciplina Logística do Petróleo para fim de aumentar conhecimento, orientado pelo Docente Professor Antonio Miguel.
TEIXEIRA DE FREITAS-BA
SETEMBRO/2010
INTRODUÇÃO As maiores descobertas de petróleo, no Brasil, foram feitas recentemente pela Petrobras na camada pré-sal localizada entre os estados de Santa Catarina e Espírito Santo, onde se encontrou grandes volumes de óleo leve. O termo pré-sal se deu pelo fato das rochas reservatório estarem localizadas na camada anterior a camada de sal. Essas rochas se localizam em porções marinhas de grande parte do litoral brasileiro, com potencial para gerar e acumular hidrocarbonetos. Na Bacia de Santos, por exemplo, o óleo já identificado no pré-sal tem uma densidade de 28,5º API, baixa acidez e baixo teor de enxofre. São características de um petróleo de alta qualidade e maior valor de mercado. Com base no resultado dos poços até agora perfurados e testados, não há dúvida sobre a viabilidade técnica e econômica do desenvolvimento comercial das acumulações descobertas. Os estudos técnicos já feitos para o desenvolvimento do pré-sal, associados à mobilização de recursos de serviços e equipamentos especializados e de logística, permitem garantir o sucesso dessa empreitada.
1. PARA CHEGAR LÁ
Além de concepções inéditas no Brasil, como os centros de distribuição (hubs) de fluidos e passageiros em alto-mar, que serão instalados entre a costa e as plataformas de produção, a Petrobras programa ampliar ou construir novas bases portuárias e aeroportuárias para atender ao crescimento esperado das atividades na costa brasileira com o desenvolvimento do pré-sal. As alternativas em estudo buscam aumentar a eficiência logística e econômica dos