Engenheira
Engenharia de Segurança do trabalho
Pós-Graduação
Patricia de Sousa Suede
Ergonomia – Estudo de caso
Trabalho de estudo de caso solicitado pela disciplina de Ergonomia, da Turma de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, ministrada pelo Prof. Luiz Roberto Pires Domingues Junior-.
Universidade Cândido Mendes – UCAM
Engenharia de Segurança do trabalho
Pós-Graduação
Patricia de Sousa Suede
Ergonomia – Estudo de caso
Sumário
1-Análise de demanda 4
2-Análise global da empresa no seu contexto das condições técnicas, econômicas e sociais. 4
3 - Análise da atividade 5
4 – Recomendações 6
5 - Conclusões 7
6- referências 8
Estudo de Caso – Ergonomia
Com base no ambiente de trabalho da Kátia, descreva os problemas que podem ser identificados, e as proposições de solução, numa lógica ergonômica.
1- Análise de demanda
A demanda para o Estudo surgiu após a funcionária Kátia queixar-se de que ao fim da jornada de trabalho sente-se cansada, com dores físicas e esgotamento psicológico além de não conseguir desenvolver suas atividades pessoais e de afetar sua produtividade no trabalho. Assim a demanda foi analisar as possíveis causas e o que pode ser feito para adequação das condições de trabalho, visando à prevenção dos problemas de saúde e segurança relacionados ao trabalho.
2-Análise global da empresa no seu contexto das condições técnicas, econômicas e sociais.
Partindo do conceito que análise global da empresa são as condições de trabalho, observou-se que:
Após análise do caso, e levando em consideração o Anexo 1 da NR17 - Onde se encontram os requisitos a serem seguidos pelos empregadores que desenvolvam atividade comercial utilizando sistema de auto - serviço e checkout como supermercados, hipermercados e comércio atacadista. Observou-se que Katia realiza uma série de tarefas deixando-a