Engenharia e meio ambiente
Livro apresenta impactos das mudanças climáticas sobre a biodiversidade do planeta
Paul Crutzen, prêmio Nobel de Química de 1995, considerando a crescente escala regional e global do impacto das atividades humanas sobre a Terra e, particularmente sua atmosfera, cunhou o termo ‘Antropoceno’ para definir uma nova era geológica que se inicia após a Revolução Industrial. Nessa nova era, o papel do homem na geologia e na ecologia do planeta tornou-se preponderante em relação à maior parte das forças naturais que moldam nosso planeta. O livro Os senhores do clima, de Tim Flannery, constitui uma excelente introdução ao Antropoceno e demonstra claramente a facilidade com que podemos destruir o frágil equilíbrio que torna a Terra habitável.
O livro é divulgação científica de alto nível, com texto fluido e accessível ao público leigo, embora requeira algum conhecimento prévio, porém mínimo, dos sistemas naturais. Os primeiros capítulos são dedicados ao relato de diferentes teorias e de seus autores, remontando ao “grande oceano aéreo”, de Alfred R. Wallace [biólogo, geógrafo e antropólogo galês, (1823-1913)] e do sueco Svante Arrhenius [(1859-1927), prêmio Nobel de Química de 1903], nos séculos 18 e 19 e dos pioneiros no século 20 que sugeriram que as condições planetárias estavam sendo alteradas por atividades antrópicas.
Esses capítulos iniciais também apresentam, em nível inteligível para o leigo, uma excelente introdução à química e física da atmosfera, de forma magnífica, esclarecendo e descrevendo processos complexos como teleconexões decorrentes dos fenômenos climáticos, a química dos compostos de efeito estufa, entre outros. Tudo isso é feito de modo didático, sem perder a profundidade necessária.
Segue-se uma sucessão de capítulos onde, de forma direta e sem melodramas, são apresentados os impactos das mudanças climáticas sobre a biodiversidade do planeta. Enquanto países-chave, como Estados Unidos e a própria