Engenharia Semiótica - Relacionada a Interface
Acadêmico: Cassiano Rogério
IHC – Interação Humano-Computador – Sistemas de Informação
Engenharia Semiótica, Relacionada a Interface
RGM: 023876
1. Introdução
A engenharia semiótica tem como base a teórica semiótica, disciplina que estuda signos e linguagens de produção de significado e sentido.
A engenharia semiótica surgiu na década de 1990, no centro de pesquisa do semiotic enginneering of human-computer interaction.Teve sua primeira versão internacional publicada em 2005, teve os métodos de investigação para fenômeno de metacomunicação de IHC divulgado em 2009.
Atualmente, com o intuito de tornar as interfaces amigáveis e naturais, e assim, mais fáceis de serem usadas e menos hostis, são utilizados elementos gráficos para representar dados, comandos e funções do sistema, como a imagem de um envelope para representar a função e-mail ou a imagem de uma impressora para representar o comando imprimir.
2. Desenvolvimento
2.1. Semiótica
A semiótica provém da raiz grega ‘semeion’, que denota signo. Assim, desta mesma fonte, temos ‘semeiotiké’, ‘a arte dos sinais’. Esta esfera do conhecimento existe há um longo tempo, e revela as formas como o indivíduo dá significado a tudo que o cerca. Ela é, portanto, a ciência que estuda os signos e todas as linguagens e acontecimentos culturais como se fossem fenômenos produtores de significado, neste sentido define a semiose.Para Peirce (1992, p.13 apud Silva &
Barbosa, 2010), signo é “uma coisa (como a imagem de uma impressora) que serve para veicular conhecimentos de uma outra coisa, que representa (como a função imprimir)”
A semiótica lida com os conceitos, as ideias, estuda como estes mecanismos de significação se processam natural e culturalmente. Ao contrário da linguística, a semiótica não
Cassiano Rogério da Silva Sistemas de Informação - UEMS
SI/UEMS
①
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL
reduz suas pesquisas ao campo