Química Orgânica
RELATÓRIO DA PREPARAÇÃO DA ACETANILINA
COMPONENTES:
Érica Almeida Matos
Rodrigo Malheiro Santos
Signore Lima
VITÓRIA DA CONQUISTA-BAHIA06 DE JUNHO DE 2014
1. OBJETIVO O objetivo do trabalho foi estudar por meio de experimentos os assuntos relacionados à preparação da acetanilida a partir de uma reação de acetilação da anilina e realizar procedimento de purificação do produto reacional através da recristalização.
2. RESUMO
O Procedimento realizado foi baseado na preparação da acetanilida a partir de uma reação química, utilizando os seguintes reagentes: Anidrido acético e Anilina. Para isto, foi primeiramente preparado uma solução contendo anilina e água destilada, e posteriormente foi adicionado, gota a gota, o volume de anidrido acético. Após essa etapa, foi feita a filtração e o produto escoado, vai ser solução utilizada. Com isso, foi feita a secagem, dando possibilidade de se obter a massa do acetanilida formada e determinar o rendimento do experimento.
3. INTRODUÇÃO TEORICA
Primeiramente, para introduzir o assunto, foi feita uma pesquisa acerta dos aspectos gerais da Acetanilida.
A Acetanilida é um sólido cristalino branco que se apresenta na forma de flocos e são solúveis em água quente, álcool, éter, clorofórmio, acetona, glicerol e benzeno. Sua fórmula química é C8H9NO. Além de suas propriedades analgésicas e antipiréticas, ela é usada pela indústria farmacêutica como um importante intermediário sintético para obtenção de corantes e fármacos como, por exemplo, a Sulfonilamida. A Acetanilida é uma amida e está no grupo dos primeiros analgésicos a serem introduzidos, em 1884, com o nome de Febrina, a fim de substituir os derivados da morfina. A quantidade de Acetanilida é, no entanto, controlada pelo governo, já que esta é tóxica e causa sérios problemas no sistema de transporte de oxigênio. A