Engenharia-Relatório-Fisica 2-Ondas Estacionárias
O que é uma onda?
Considerando uma pessoa segurando uma das extremidades de uma corda esticada, presa pela outra extremidade, se ela fizer um movimento brusco para cima e para baixo simultaneamente, causará uma perturbação na corda, que no caso é pulso que é chamado de onda, essa onda se propaga pelo meio da corda.
Supondo que a pessoa que produziu a onda tenha movimentado a corda com uma frequência de 2Hz , cada ponto do meio ao ser atingido pela onda, oscilará com essa mesma frequência, o valor dessa frequência é sempre igual a frequência da fonte que deu origem a onda. O número de cristas consecutivas que passam por um mesmo ponto em cada unidade de tempo chamamos freqüência. Entre o período (T) e a frequência (F) temos a relação:
A distância entre duas cristas ou dois vales consecutivos é denominado Comprimento de Onda, que se representa por λ :
v = velocidade da onda. λ = comprimento de onda de uma onda sonora ou onda electromagnética;
T é o período da onda.
As ondas estacionárias, são ondas resultantes do encontro de duas ondas que possuem frequência, amplitude, comprimento de onda, direção iguais, porém sentidos opostos.Pegando o exemplo do início, quando uma pessoa segurando a extremidade de uma corda esticada, presa pela outra extremidade, que será refletida no sentido contrário. Há pontos da corda que não se movimentam, chamamos de “nós” e os pontos que vibram com amplitude máxima, se chamam ventres.
Relação para Nós e Ventres Consecutivos:
Distancia entre Nós
Distancia entre dois Ventres
Distancia entre um Nó e um Ventre
Material Utilizado
1. Uma corda presa a um Dinamômetro.
2. Aparelho Gerador de Impulsos Mecânicos.
3. Régua.
Utilizamos o Dinamômetro para esticar a corda e prendermos ao Aparelho Gerador de Impulsos Mecânicos. Com a Régua medimos o