engenharia mecanica
O lançamento de disco é uma prova antiga, com origem na Grécia Antiga.
A prova fez parte dos Jogos Olímpicos de 708 a.C. e foi incluída logo na primeira edição da era moderna em Atenas 1896. O primeiro campeão olímpico foi Robert Garrett. A prova de senhoras foi introduzida nos Jogos de Amsterdã em 1928. A primeira campeã foi Halina Konopacka da Polônia.
Os suecos lançavam de um quadrado, os americanos introduziram o círculo, mas ambos estáticos e com as duas mãos. Em 1907 o disco masculino foi padronizado, pesando 2 kg e medindo 22 cm. O disco feminino só foi padronizado em 1928. A pegada com uma das mãos entrou em uso em 1920 e em 1926 introduziu-se o giro, aceito oficialmente apenas em 1954.
Prova.
O disco usado é um prato de metal que se lança e tem a forma de um círculo com o diâmetro de 22 cm. Na prova masculina, o disco mede entre 219 e 221 mm de diâmetro e de 44 a 46 mm de espessura e pesa 2 kg. Na modalidade feminina, mede entre 180 e 182 mm de diâmetro e de 37 a 39 mm de espessura, pesando 1 kg.
O atleta segura o disco plano contra os dedos da mão e o antebraço do lado do lançamento, logo gira sobre si mesmo rapidamente e lança o disco ao ar estendendo o braço. Todo o material deve ser fornecido pela organização da competição.
Para melhorar a pegada é permitido o uso de uma substância adequada nas mãos. Pode ser usado um cinturão para proteger a coluna.
Tentativas.
Os atletas têm três tentativas de arremesso. Eles devem soltar o disco dentro do círculo demarcado e permanecer lá até que ele caia no chão, em uma área pré-determinada que seja válida. O comprimento do arremesso é medido da frente do círculo até o primeiro local onde o disco caiu. Detalhe do disco.
Assim como o nome sugere, o disco possui um formato regular. O material principal é borracha, mas também possui uma parte em metal ou madeira para atingir o peso necessário. A grossura central máxima fica entre 4,4 cm e 6,0 cm. O peso e as dimensões são para