Engenharia Genética
Escola Secundária de S. João da Talha
Ano Lectivo 2013/2014
Índice
Introdução
Desde cedo, com o desenvolvimento da agricultura e com a criação de animais que o Homem sentiu a necessidade em conseguir realizar cruzamentos selectivo, em que num ser vivo encontra-se as características desejadas. Com o desenvolvimento durante os anos, das tecnologias e da ciência, foram surgindo novas técnicas para o estudo e manipulação do material genético. A Engenharia genética recorre a técnicas de biologia molecular para o processo da manipulação dos genes num organismo, geralmente fora do processo reprodutivo normal . Envolvem frequentemente o isolamento, manipulação e a introdução de ADN num organismo, geralmente para exprimir um gene.
História da Engenharia Genética
1930: Os norte-americanos George W. Beadle e Edward L. Tatum, demonstram a regulação pelos genes da produção de proteínas e enzimas e a consequente intervenção nas reacções dos organismos dos animais. A partir destas pesquisas, teve início o progresso de descoberta da estrutura genética humana.
1944: Oswald Avery prova que era o Ácido Desoxirribonucleico (ADN) o responsável pela transferência do material genético entre células num processo chamado "transformação"
1953: O inglês Francis H. C. Crick e o norte-americano James D. Watson conseguem descrever, mapear, uma grande parte da estrutura do ADN.
1961: Os franceses François Jacob e Jacques Monod estudam o processo de síntese de proteínas nas células bacterianas. Descobrem assim que o principal responsável pela síntese é o ADN, que passa então a ser o elemento central das pesquisas de engenharia genética.
1972: O norte-americano Paul Berg liga duas cadeias de ADN. Uma de origem animal, outra da criação sintética de produtos de engenharia genética.
1978: O suíço Werner Arber e os norte-americanos Daniel Nathans e Hamilton O. Smith foram galardoados com o Prémio Nobel de medicina