Engenharia economica
O estudo sobre o processo decisório nas empresas tem sido objeto de investigação de diversos teóricos e executivos durante, pelo menos, os últimos 50 anos, e muito tem sido descoberto e analisado sobre o tema. Sua importância e relevância para profissionais de diversas áreas envolvidas em processos de tomada de decisão são inquestionáveis, mas o atual contexto econômico-político-social – de globalização, intensa concorrência, desenvolvimento tecnológico - tem exigido, cada vez mais desses profissionais, decisões mais acertadas, num espaço de tempo cada vez mais reduzido.
Por isso, a crescente importância de se tentar entender e construir modelos que proporcionem uma melhor aplicabilidade de técnicas e regras num processo de tomada de decisão empresarial onde a informação se apresenta como recurso fundamental para o embasamento deste processo.
Como exixtem inúmeros modelos para o processo de tomada de decisão. Iremos analisar neste trabalho Francisco Araujo Santos, que baseou-se no pensamento de Max Weber que propos um modelo que é extremamente util ma area da Bioética.
DESENVOLVIMENTO
O modelo analisado permite evidenciar que frente às mesmas evidências diferentes ações podem ser propostas por diferentes indivíduos. Estas diferenças podem estabelecer conflitos de autonomia na relação entre um profissional e seu paciente, ou entre familiares de uma paciente. O profissional deve estar atento para identificar as diferentes crenças e desejos, ou expectativas envolvidas, e buscar encontrar soluções que harmonizem estas diferentes perspectivas. A pior alternativa é desconsiderar ou tentar impor um sistema de crenças pessoais para as outras pessoas envolvidas.
O processo de tomada de decisão também pode ter três outras características: envolvimento, reversibilidade e realimentação.
Envolvimento
O processo de tomada de decisão pode ser classificado como sendo de baixo, médio e alto envolvimento.
Tomada de Decisão de Baixo Envolvimento
A