Engenharia economica prova
Bom, você pode representar um sinal por meio de uma função Voltagem(tempo)=V(t).
O que Messier Fourier descobriu é que qualquer função periódica pode ser representada como uma soma de senos e cossenos. Só que representar V(t) em termos de senos e cossenos, equivale a representar o sinal em termos de seus componentes de frequência. É mais ou menos como descrever um bolo em termos de seus componentes: 2 xícaras de farinha, 1 copo de leite, 3 ovos, etc...
Acho que não preciso dizer que saber as frequências que constituem um sinal e suas amplitudes relativas é muito importante em telecomunicações.
Livros de física básica de nível superior sempre têm um capítulo básico de Fourier. Análise de Fourier também é muito importante na óptica física (ondulatória).
O nome correto é série de Fourier.
Fourier provou matematicamente que qualquer forma de onda pode ser decomposta numa série de senóides e cossenóides, inclusive a onda quadrada.
Usamos este artifício para analisar o espectro dos sinais, verificando assim a quantidade e amplitude das harmônicas presentes, por exemplo.
Também serve para determinarmos a forma de modulação de um sinal (AM, FM, FSK, PSK, etc.)
Resumindo, a série de Fourier permite que você estude um sinal (forma de onda) no domínio da freqüência ao invés do tempo. É indispensável na eletrônica, principalmente em geração e transmissão de sinais.
Série de Fourier
Em matemática, uma série de Fourier, nomeada em honra de Jean-Baptiste Joseph Fourier (1768-1830), é a epresentação de uma função periódica (muitas vezes, nos casos mais simples, tidas como tendo período 2π) como uma soma de funções periódicas da forma [pic] que são harmônicas de ei x. De acordo com a fórmula de Euler, as séries podem ser expressas equivalentemente em termos de funções seno e co-seno.
Fourier foi o primeiro a estudar