Engenharia economica ead ex 7
“Abertura de Capital”
Considere a situação hipotética na qual você é sócio gerente de uma empresa de médio porte. Junto com os demais sócios, analisa a possibilidade de abertura do capital da empresa.
Você ficou encarregado de apresentar um estudo (mínimo três, máximo cinco folhas) analisando o tema.
Considere na análise:
• Condições necessárias à abertura de capital de uma empresa;
• Vantagens e riscos.
ABERTURA DO CAPITAL
No cenário econômico atual, no qual predomina o uso intensivo de tecnologia, a grande competição entre as empresas e a globalização, as empresas não podem depender única e exclusivamente dos recursos próprios para financiar sua expansão. Neste caso, o lançamento de ações ao público através da abertura de seu capital se torna uma opção. A colocação de ações no mercado pode ocorrer tanto pela emissão de novas ações pela empresa, como pela oferta pública de ações detidas por um investidor.
No processo conhecido como underwriting , que significa subscrição, há uma emissão de papéis para captar novos recursos de acionistas. É uma operação do mercado primário, realizada por uma instituição financeira, mediante a qual, sozinho ou organizada em consórcio, subscreve títulos de emissão por parte de uma empresa, para posterior revenda no mercado. A instituição financeira subscreve somente as sobras da emissão, já que a lei brasileira assegura aos 12 acionistas o direito de preferência à subscrição das novas ações a serem emitidas, na proporção das ações que possuírem na época. Existem 3 tipos de subscrição, ou lançamentos públicos de ações:
1. Underwriting firme: Prevê a subscrição e integração, por parte da instituição financeira (ou consórcio de instituições) responsável pela distribuição, do total das novas ações emitidas por uma empresa. Na verdade, a intermediadora financeira na subscrição do tipo firme assume amplamente o risco de sua colocação no mercado, responsabilizando-se pelo pagamento à sociedade emitente