engenharia de software
Com a industrialização, grandes mudanças sócias aconteceram, mas de forma quase imperceptível. A partir da Renascença, a consciência de distinção, separando o atual domedievo, começa a surgir, com mudanças na forma de organização jurídica e política, e na forma de produzir e comercializar, gerando um mútuo efeito multiplicador e conflitos ideológicos e políticos. Na Europa Ocidental, o avanço do capitalismo foi desfazendo os fundamentos das crenças, religiosos, morais, jurídicos e filosóficos do sistema antecedente, enfraquecendo ou, até mesmo, fazendo desaparecer os esta mentos tradicionais e as instituições feudais. Com a primeira revolução industrial e, por conseqüência, o nascimento do proletariado, aumentou-se a pressão por maior participação política, e intensificou-se a urbanização no cenário social. A capitalização e modernização gerou grande êxodo rural, onde as pessoas, “expulsas” de seu habitat, devido a nova forma de vida, buscavam oportunidades de trabalho na cidade, que crescia de forma acelerada e desordenada, atingindo membros ficavam sem o abrigo da lei e das instituições sociais do novo sistema.
A Sociologia, como um campo delimitado do saber científico, só emerge em meados do século XIX na Europa no auge de dramáticas turbulências políticas,econômicas e sociais ocorridas a partir do século XVI no qual começara a despontar uma separação da Era Medieval. Mudanças na organização política e jurídica, nos modos de produzir e de comerciar geravam conflitos ideológicos. O avanço do capitalismo foi desestruturando os fundamentos da vida material, as crenças e os princípios morais, religiosos, jurídicos e filosóficos que sustentavam o antigo sistema, além de ter provocado o enfraquecimento dos escamentos tradicionais e das instituições feudais.
A definição de ação social de Max Weber
A ação social, para Max Weber, pode ser dividida em quatro ações fundamentais: ação social racional com relação a fins, ação social