Engenharia de Software
O que são softwares legados;
Evolução do software;
1.1 A Natureza Mutável do Software
Podemos classificar sete amplas categorias de software de computadores que apresentam desafios contínuos para os engenheiros de software.
Temos o Software de Sistemas que é uma coleção de programas escritos para servir a outros programas, ou seja, compiladores, editores e utilitários para gestão de arquivos – processam estruturas de informação complexas, mas determinadas entre outras aplicações de sistemas.
Os Softwares de Aplicação que consiste de programas isolados que resolvem uma necessidade específica do negócio. Aplicações nessa área processam dados comerciais ou técnicos de um modo que facilita as operações ou gestão/tomada de decisões técnicas do negócio.
O Software científico e de engenharia eram caracterizado por algoritmos "nurriber crunching" (que processam números), as aplicações de software científico e de engenharia vão da astronomia a vulcanologia, da análise automotiva de tensões a dinâmica orbital do ônibus espacial, e da biologia molecular a manufatura automatizada.
O software embutido reside dentro de um produto ou sistema e é usado para implementar e controlar características e funções para o usuário final e para o próprio sistema. O software embutido pode realizar funções muito limitadas e particulares (por exemplo, o controle de teclado para um forno de microondas) ou fornecer função significativa e capacidade de controle (por exemplo, funções digitais em um automóvel tais como controle de combustível, mostradores do painel e sistemas de frenagem etc.).
Software para linhas de produtos. Serve para fornecer uma capacidade específica a ser usado por muitos clientes diferentes, o software para linhas de produtos pode focalizar um mercado limitado e especial (por exemplo, produtos de controle de estoque) ou dirigir-se ao mercado de consumo de massa.
Aplicações da web. Aplicações da Web, 'ApsWeb", cobrem uma ampla