Engenharia de software
OBJETIVOS DO CAPÍTULO
Objetivos do Capítulo
Utilizar o processo de desenvolvimento de SI e o modelo dos componentes de sistemas de informação do Capítulo 1 e deste capítulo como referenciais para a solução de problemas na proposição de soluções de sistemas de informação para problemas empresariais simples.
Descrever e dar exemplos para ilustrar cada uma das etapas do ciclo de desenvolvimento dos sistemas de informação.
Explicar como a prototipagem e a engenharia de sistemas assistida por computador têm afetado o processo de desenvolvimento de sistemas de informação para os usuários finais e os especialistas em sistemas de informação.
Identificar as atividades envolvidas na implantação de novos sistemas de informação.
Descrever diversos fatores de avaliação que devem ser considerados na avaliação da aquisição de hardware, software e serviços de SI.
• Identificar as várias soluções administrativas à resistência do usuário final à implantação de novas aplicações de e-business.
SUGESTÕES DE ENSINO
As etapas básicas da abordagem sistêmica devem ser relacionadas ao Ciclo tradicional de Desenvolvimento de Sistemas ilustrado na Figura 10.3. Deve-se enfatizar no SDLC que as cinco etapas do ciclo se adaptam aos três estágios da abordagem sistêmica tradicional. As atividades específicas envolvidas em cada um dos estágios devem ser discutidas detalhadamente. Além disso, deve-se esclarecer aos alunos que os diversos estágios são afins e interdependentes e que as atividades nem sempre seguem uma ordem seqüencial estrita. A Figura 10.3 descreve componentes de aplicação utilizando uma abordagem de prototipagem. Essa figura mostra que a prototipagem é um processo interativo que combina as etapas do ciclo tradicional de desenvolvimento de sistemas. A Figura 10.6 deve ser utilizada para enfatizar os quatro estudos de viabilidade (organizacional, econômica, técnica, e operacional) utilizados para investigar as