Engenharia de Software
Com trabalho de introdução à computação, apresento-lhes a seguir uma prévia de engenharia de software, comentando sobre sua definição, seus modelos, análises, além de métodos a fim de garantir a qualidade do software, e a usabilidade do programa à seus usuários.
Esperamos que o conteúdo seja de grande benefício e retorno a quem por ela buscar estas informações.
PARADIGMAS DA ENGENHARIA DE SOFTWARE 5
ANÁLISE ESTRUTURADA 12
DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS 16
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS 43
ENGENHARIA DE SOFTWARE
PARADIGMAS DA ENGENHARIA DE SOFTWARE
Definição de Engenharia de Software
Engenharia de Software é o estabelecimento e uso de sólidos princípios para que se possa obter economicamente um software que seja confiável e que funcione eficientemente em máquinas reais.
Componentes do software.
Modelos
Cascata
Este é o modelo mais simples de desenvolvimento de software, estabelecendo uma ordenação linear no que diz respeito à realização das diferentes etapas. O ponto de partida do modelo é uma etapa de Engenharia de Sistemas, onde o objetivo é ter uma visão global do sistema como um todo (incluindo hardware, software, equipamentos e as pessoas envolvidas) como forma de definir precisamente o papel do software neste contexto. Em seguida, a etapa de Análise de Requisitos vai permitir uma clara definição dos requisitos de software, sendo que o resultado será utilizado como referência para as etapas posteriores de Projeto, Codificação, Teste e Manutenção.
Ilustração do modelo Cascata.
O modelo Cascata apresenta características interessantes, particularmente em razão da definição de um ordenamento linear das etapas de desenvolvimento. Primeiramente, como forma de identificar precisamente o fim de uma etapa de o início da seguinte, um mecanismo de certificação (ou revisão) é implantado ao final de cada etapa; isto é feito normalmente através da aplicação de algum método de validação ou verificação, cujo