Engenharia de Software - Testes
2 - O teste de usabilidade verifica se as funções da aplicação são claras, fácil de ser entendidas e de fácil utilização
3 - O principal objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação do homem ao seu trabalho e formas eficientes e seguras de o desempenhar visando a otimização do bem-estar e, consequentemente, aumento da produtividade
4 – O teste de estresse verifica se o sistema se mantem operável de forma estável em situações extremas como uma grande carga de usuários, hardware ou serviços indisponíveis, vários usuários executando a mesma operação.
5 –
Facilidade de aprendizado: a utilização do sistema requer pouco treinamento;
Fácil de memorizar: o usuário deve lembrar como utilizar a interface depois de algum tempo;
Maximizar a produtividade: a interface deve permitir que o usuário realize a tarefa de forma rápida e eficiente;
Minimizar a taxa de erros: caso aconteçam erros, a interface deve avisar o usuário e permitir a correção de modo fácil;
Maximizar a satisfação do usuário: a interface deve dar-lhe confiança e segurança.
6 – O teste de validação tem como objetivo validar as funções implementadas de maneira a identificar possíveis incorreções, implementação inapropriada das regras de negócio, baixo desempenho, erros na interface ou no acesso ao BD.
7 –
Observação do usuário: os analistas devem estar inseridos na rotina de trabalho da organização tentando entender e descrever as principais atividades que são realizadas. Na observação devem ser identificadas quais as atividades podem ser automatizadas, quem são os potenciais usuários, quais tarefas eles querem realizar com a ajuda do novo sistema, etc.
Cenários de uso: Os cenários consistem de uma coleção de narrativas de situações no domínio que favorecem o levantamento de informações, a identificação de problemas e a antecipação das soluções.
Verbalização simplificada: O uso de termos de fácil