Engenharia de software - Requisitos de sistema
1. Requisitos de sistema
Existem diferentes tipos de definições para o que são os requisitos de sistema:
• Um requisito é uma característica do sistema ou a descrição de algo que o sistema é capaz de realizar para atingir os seus objetivos;
• As descrições das funções e restrições são os requisitos do sistema;
• Um requisito é uma propriedade que o software deve exibir para resolver algum problema no mundo real;
• Uma condição ou uma capacidade que deve ser alcançada ou estar presente em um sistema para satisfazer um contrato, padrão, especificação ou outro documento formalmente imposto. Percebe-se que as citações encontradas definem o mesmo conceito sob diferentes perspectivas. Podemos entender requisitos como sendo o conjunto de necessidades explicitadas pelo cliente que deverão ser atendidas para solucionar um determinado problema do negócio no qual o cliente faz parte. É importante estar atento para esta definição: embora o requisito seja definido pelo cliente, nem sempre o que o cliente quer é o que o negócio precisa. Cabe à equipe de consultores identificar a real necessidade do negócio.
Neste contexto, requisitos são importantes para:
• Estabelecer uma base de concordância entre o cliente e o fornecedor sobre o que o software fará;
• Fornecer uma referência para a validação do produto final;
• Reduzir o custo de desenvolvimento (requisitos mal definidos causam retrabalho).
2. Requisitos funcionais
São os requisitos ligados diretamente as funcionalidades do software, definem a função de um sistema de software ou seu componente.
Uma função é descrita como um conjunto de entradas, seu comportamento e as saídas. Os requisitos funcionais podem ser cálculos, detalhes técnicos, manipulação de dados e de processamento e outras funcionalidades específicas que definem o que um sistema, idealmente, será capaz de realizar.
Também, os requisitos funcionais são suportados por requisitos não-funcionais