engenharia de software capitulo 1
1. Descreva o funcionamento de um motor. Como é possível variar a sua velocidade de rotação?
Um motor DC precisa de um torque para iniciar o seu giro. Este torque (momento) é produzido por forças magnéticas desenvolvidas entre os pólos magnéticos do rotor e aquelas do estator. Forças de atração ou de repulsão, desenvolvidas entre o estator e o motor, puxam ou empurram os pólos móveis do rotor, produzindo torques, que fazem o rotor girar mais e mais rapidamente até que os atritos ou cargas ligadas ao eixo reduzam o torque resultante ao valor ‘zero’. Após esse ponto, o rotor passa a ter velocidade angular constante.
Para variar a velocidade de rotação é necessário alterar a tensão média aplicada na armadura do motor. Quando a corrente passa pela armadura fornece um campo magnético estabelecido pelos imãs, produzindo um torque no rotor.
2. Relacione os tipos de motores DC e explique a diferença de suas características de torque e velocidade X corrente de armadura.
Nos motores DC, a corrente de armadura controla a velocidade do motor. O controle por fluxo magnético só é utilizado quando o limite de velocidade foi atingido.
Excitação independente: nesse tipo de motor o torque é maior qto maior for o fluxo magnético e maior for a corrente de armadura, pois maior será a força eletromagnética aplicada. Por sua vez, a tensão induzida é maior qto maior a intensidade do fluxo e a velocidade de avionamento.
Excitação série: o torque está relacionado com o quadrado da corrente de armadura.
Excitação shunt: o torque está relacionado proporcionalmente à corrente de armadura.
Excitação composta: o torque é uma composição das relações do motor CC série e do shunt.
Máquinas AC
3. O que é um motor universal? Como funciona?
É um motor em série monofásico que pode trabalhar tanto com AC quanto CC. Quando o motor universal é alimentado por AC, a variação do sentido da corrente provoca a variação no campo, tanto do rotor quanto do estator. Dessa forma, o