MEIO AMBIENTE
Aumento da temperatura global ou aquecimento global – aumento da temperatura média terrestre, o que pode colocar em risco a sobrevivência no planeta. Acredita-se que a temperatura neste século deva se elevar em torno de 3º a 5ºC.
Captura ou sequestro de carbono – é o processo de remoção de gás carbônico da atmosfera, visando a redução da retenção do calor devido ao excesso de gases do efeito estufa, dos quais o CO2 é o gás emitido em maior quantidade pelas atividades humanas.
Declaração do Milênio – é o documento proposto e aprovado em setembro de 2000 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para melhorar a vida de todos os habitantes do planeta no século XXI. Essa declaração está disponível em: http://www.unric.org/html/portuguese/uninfo/DecdoMil.pdf. Efeito estufa – parte do calor irradiado pelo Sol é retido na Terra e essa é a maneira de manter constante a temperatura no planeta; outra parte do calor é refletida novamente no espaço. O problema é que gases como o dióxido de carbono são emitidos no ambiente, ocasionando aumento da temperatura no planeta Terra.
Gases de efeito estufa (GEEs) – os seis principais gases responsáveis pelo aumento do efeito estufa e controlados pelo Protocolo de Kyoto são:
dióxido de carbono ou gás carbônico (CO2) – emitido pela queima de combustíveis fósseis, pelo desmatamento e pela alteração no uso do solo; metano (CH4) – ocasionado pela produção e pelo consumo de energia, pelas atividades agrícolas, pelas águas residuais e pelos aterros sanitários; óxido nitroso (N2O) – é produzido a partir da utilização de fertilizantes em atividades agrícolas, comerciais e orgânicas; hidrofluorocarbonetos (HFCs) – utilizados na refrigeração e na fabricação de semicondutores, são substitutos dos gases clorofluorocarbonetos (CFCs) usados industrialmente em aparelhos de ar-condicionado, aerossóis e refrigeradores; perfluorocarbonetos (PFCs) – são subprodutos da fundição de alumínio e enriquecimento de