Engenharia de softwae
Introdução
Sistemas de aplicações são criados para atender algumas necessidades de negócio ou organizacionais. Todos os negócios têm muito em comum, e isso é especialmente verdadeiro no caso dos negócios que operam no mesmo setor. Geralmente, os sistemas de mesmo tipo possuem arquiteturas similares, e as diferenças entre esses sistemas estão nos detalhes da funcionalidade fornecida. Há quatro tipos abrangentes de arquiteturas de aplicações: Sistemas de processamento de dados, de transações, de eventos, e de linguagens.
Sistemas de processamento de dados
São aplicações voltadas a dados. Elas processam dados em lotes sem intervenções explícitas do usuário durante o processamento. As ações específicas tomadas pela aplicação dependem dos dados que são processados. Os sistemas de processamento em lotes são normalmente usados em aplicações de negócios nas quais as operações similares são realizadas sobre uma grande quantidade de dados.
A arquitetura dos sistemas de processamento em lotes tem três componentes principais. Um componente de entrada coleta as entradas de uma ou mais fontes, um componente de processamento realiza a computação usando essas entradas e um componente de saída gera saídas a serem escritas novamente no banco de dados e impressas.
A natureza dos sistemas de processamento de dados, nos quais os registros e as transações são processados em serie, sem a necessidade de manter o estado entre as transações, significa que esses sistemas são naturalmente orientados a funções, em vez de orientados a objetos. Os diagramas de fluxo de dados são uma maneira de representar sistemas orientados a funções. A vantagem de diagramas de fluxo de dados é que eles demonstram o processamento de ponta a ponta. A estrutura fundamental do fluxo de dados consiste de uma função e entrada que passa os dados para uma função de processamento e, então, para uma função de saída.
Sistemas de gerenciamento de informações e recursos
Todos os