computação
Introdução
Quando se pensa em banco de dados vem logo a mente o famoso MySQL. Afinal, é um bom produto. No entanto, depois que o código foi adquirido pela Oracle, houve muito receio de empresas e pessoas que utilizavam o MySQL. Ninguém sabia quanto ao futuro do MySQL e se ele passaria a ser proprietário. O Tempo passou, e o MySQL continua aberto. Mas o receio continua. E devido ao receio que o desenvolvedor original, Michael "Monty" Widenius, do MySQL, resolveu criar um fork do famoso banco de dados. Chamado de MariaDB, em homenagem a filha mais nova do desenvolvedor, promete ser um substituto ainda melhor e mais robusto que o MySQL, que parece ter parado no tempo devido a enorme burocracia imposta pela Oracle.
O que é fork?
Em engenharia de software, uma bifurcação ou ramificação (em inglês: fork) acontece quando um desenvolvedor (ou um grupo de desenvolvedores) inicia um projeto independente com base no código de um projeto já existente, ou seja, quando um software é desenvolvido com base em outro, já existente, sem a descontinuidade deste último. O termo é também usado para outras separações de qualquer tipo de trabalho (por exemplo, há várias bifurcações da língua inglesa na Wikipédia).
O termo é particularmente usado no software livre ou de código aberto, quando uma divisão ocorre por causa de diferentes objetivos ou brigas de personalidade. Alguns vêem as bifurcações como uma fraqueza no software livre, mas outros acreditam que eles demonstram a adaptabilidade do modelo. A relação entre os times pode ser cordial ou muito dura .
Em uma bifurcação deste tipo, ambos os lados herdam propriedade intelectual idêntica, mas tipicamente apenas o maior grupo, ou aquele que contém o arquiteto original, irá manter o nome original e o seu capital social associado. Então, existe uma penalidade na reputação associada com o bifurcação.
Isto pode acontecer no software de código fechado também, se os direitos ao