Engenharia de segurança
DESCRIÇÃO GERAL DA ÁREA
Tecnologia ligada ao meio ambiente é um tema cada vez mais abordado no cotidiano atual, despertando discussões acerca do envolvimento de empresas em projetos ecológicos. Para designar os impactos na natureza foram criados novos termos, como lixo eletrônico ou e-lixo - nome dado aos resíduos resultantes da rápida obsolescência de equipamentos eletrônicos. Em se tratando de empresas, foram criadas novas normas para estas, como a ISO 14001, que faz referencia a área de gestão ambiental dentro de empresas.
DESCRIÇÃO GERAL DA ÁREA
— O conceito de tecnologia limpa foi desenvolvido pelo Programa das Nações
Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) em 1989, sendo introduzido como uma inovadora abordagem para a conservação dos recursos e gestão ambiental, com o objetivo imediato de incrementar o conhecimento sobre o conceito e promover sua adoção pela indústria
— A proposta do PNUMA era fomentar a manufatura de produtos e o uso
contínuo de processos industriais que aumentassem a eficiência, prevenissem a poluição do ar, água e solo, reduzissem os resíduos na fonte de poluição e minimizassem os risco para a população humana e o ambiente (FURTADO, 1998).
— No Brasil a P+L foi iniciada através do Centro Nacional de Tecnologia
Limpas, instalado na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, em 1995, apoiado financeiramente pela UNIDO/UNEP como parte do programa de implantação dos 10 primeiros centros distribuídos por vários países em desenvolvimento (CNTL, 2000).
DESCRIÇÃO GERAL DA ÁREA
— ATUAÇÃO: P + L — Produção Mais Limpa significa a aplicação contínua
de uma estratégia econômica, ambiental e tecnológica integrada aos processos e produtos, a fim de aumentar a eficiência no uso de matérias-primas, água e energia, através da não geração, minimização ou reciclagem de resíduos gerados, com benefícios ambientais e econômicos para os processos