Engenharia de produção
Prof. José Alexandre da Costa Alves (MSc)
Prof. José Alexandre C. Alves (MSc)
1
Curriculum resumido
– Graduado em Administração, Pós-Graduado em Análise de Sistemas(Unesa), Pós-Graduado em Administração de Sistemas de Informação (UFF), Especialista em Estudo do Trabalho e Organização Empresarial (REFA-Brasil-Alemanha), Mestre em Administração –Sistemas de Informações (UFF), Mestre em Ciência da Informação-IBICT-MCT (UFF). – Professor universitário em nível de graduação e pós-graduação, tendo atuado em diversas universidades como UFF, CEFET, FGV, UCAM,UNESA. – Professor da Escola Superior de Polícia Militar (ESPM) das cadeiras de Gestão. – Consultor Empresarial, tendo desenvolvido diversos projetos em instituições públicas e privadas. – Diretor de Projetos Acadêmicos do IGEP Brasil.
Prof. José Alexandre C. Alves (MSc)
2
Definição estratégica
•Efetuar, com base nas análises da organização (interna) e dos ambientes geral (macro ambiente) e operacional (micro ambiente), as melhores escolhas estratégicas para posicionamento do seu produto ou serviço no mercado. •Uma empresa pode sobreviver e ter sucesso no longo prazo se desenvolver estratégias para enfrentar cinco forças competitivas que atuam no seu ambiente relevante: O Ambiente Competitivo O Ambiente Competitivo
Ameaça de Novos Ameaça de Novos Concorrentes Concorrentes
Poder de Poder de Barganha dos Barganha dos Fornecedores Fornecedores
Rivalidade Entre Rivalidade Entre Concorrentes Concorrentes Existentes Existentes
Poder de Poder de Barganha dos Barganha dos Clientes Clientes
Ameaça de Ameaça de Substitutos Substitutos
Prof. José Alexandre C. Alves (MSc)
O Ambiente Competitivo (5 Forças de Porter) O Ambiente Competitivo (5 Forças de Porter)
Uma empresa pode sobreviver e ter sucesso a longo prazo se desenvolver estratégias para enfrentar cinco forças competitivas genéricas que atuam em seu ambiente relevante, como: Ameaça de Novos Entrantes.