Relatório de física experimental 1 m.r.u.v. carro deslizante

1103 palavras 5 páginas
Introdução
Em física, o termo aceleração designa a taxa de variação da velocidade e é uma grandeza vetorial que tem como unidade de medida o comprimento/(tempo)². Quando um corpo move-se com sua velocidade variando, há uma aceleração sobre esse corpo. Todos os modos de movimento apresentam algum tipo de aceleração, exceto o movimento retilíneo uniforme (M.R.U.).
Segundo a Segunda Lei de Newton, é possível, sabendo-se a massa e a força resultando aplicada sobre certo corpo, medir a aceleração deste objeto através da seguinte relação:

Onde m corresponde à massa do corpo e F à força resultante que atua sobre este corpo.
Esta relação descoberta por Newton não vale apenas para corpos isolados, é também verdadeira para conjuntos de corpos. Para conjuntos constituídos por dois corpos a expressão utilizada é semelhante, obtendo-se a seguinte relação:

Onde M corresponde à massa do corpo mais pesado e m à massa do corpo mais leve.

Figura 1.1 – Sistema de corpos [www.cientificando.com]

Figura 1.2 – Sistema de corpos com roldana [www.aquisicaodedados.blogspot.com]
Um experimento comumente realizado em laboratórios de física é, com o auxílio do trilho de ar, utilizado para reduzir o atrito, aplicar diferentes forças em certos sistemas de corpos para verificar qual é a aceleração de cada um deles.

Figura 1.3 – Sistema de objetos em trilho de ar [www.ebah.com.br]
A – Carro deslizante B – Corda de massa e atrito desprezível C – Suporte
D – Trilho de Ar
Quando objetos são adicionados ao carrinho, acrescentam na massa do sistema, sem alterar a força resultante, já quando adicionadas no suporte, acrescentam na massa total, porém, seus pesos se somam ao peso do suporte e a força resultante do sistema aumenta.
Relações matemáticas utilizadas:

Objetivos * Determinar experimentalmente a aceleração adquirida por um sistema sob a ação de uma força constante. * Verificar o aumento da velocidade entre os vários

Relacionados

  • Relat rio de Lab F sica Pr tica 05
    996 palavras | 4 páginas
  • Relatorio de fisica
    892 palavras | 4 páginas