Engenharia de Produção
Plan
A editora LP&M vive seu melhor momento devido ao sucesso dos pocket-books, vendendo cerca de 130 mil exemplares por mês. Esse sucesso deve-se ao fato do livro de bolso ser de fácil acesso e possuir um baixo custo. Porém, o surgimento de novas tecnologias virtuais, como os e-books, pode ameaçar esse sucesso, que prometem maximizar a democratização da leitura, sendo práticos e mais baratos.
Para acompanhar o avanço tecnológico, não perder o mercado já conquistado e ainda buscar mais uma parcela dele, a editora deve investir em livros virtuais, no entanto, não deve abandonar os pocket-books.
O objetivo é publicar livros virtuais para conquistar o mercado consumidor que está aderindo a essa nova tecnologia. Dentro de um período de seis meses devem-se publicar virtualmente as obras mais vendidas, sem deixar de publicá-las na forma de livros de bolso. Após esse período deve-se comparar a quantidade de livros de bolso e virtuais vendidos. Se a quantidade de livros virtuais representar pelo menos 30% das vendas dessas obras no período, confirma-se a popularização dessa forma de leitura e a classifica como um bom investimento.
Do
Capacitar, ou contratar, funcionários para que criem um site da editora destinado à venda dos livros virtuais.
Começar o período teste de seis meses da venda dos livros virtuais.
Check
Avaliar e os resultados das vendas de livros virtuais após o período de seis meses.
Act
Se a venda de livros virtuais correspondeu a pelo menos 30% das vendas totais, investir na tecnologia para torna-la permanente na empresa.
Se a venda de livros virtuais foi inferior à 30% do total de vendas, procurar possíveis causas. Se a falha foi da empresa, como ,por exemplo, pouca divulgação do projeto, deve-se fazer um novo PDCA para corrigir os erros. Se o problema foi o desinteresse do consumidor deve-se adiar a implantação da nova tecnologia, até que o mercado se mostre mais favorável a ela.